DANIEL MAZOLA -
O jornalista e ciberativista Julian Assange - homenageado em setembro de 2013 por iniciativa da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa com a entrega da Medalha de Direitos Humanos da ABI, por serviços prestados a humanidade, ao direito de cidadania e ao direito humano da informação, juntamente com outras 5 personalidades: Edward Snowden, Glenn Greenwald, Bradley Manning, Aaron Swartz e Mordechai Vanunu - foi alvo de um mandado de prisão pela polícia britânica ontem (11) e retirado à força da missão diplomática equatoriana.
O principal porta-voz do WikiLeaks estava há sete anos sob asilo na embaixada do Equador em Londres, e logo após sua prisão liberou o acesso a todos os documentos de seu arquivo. São milhares de dados secretos de diversos governos, incluindo o Brasil.
Assange logo após ser preso na embaixada do Equador em Londres (Reprodução) |
A Tribuna da Imprensa Sindical repudia qualquer ação que tente sufocar a liberdade de expressão e imprensa, exigimos desde já liberdade para Julian Assange.
No vídeo de 7 minutos que segue abaixo, gravado em 2013, Assange agradeceu a Associação Brasileira de Imprensa-ABI pela coragem em homenagear seis personalidades que lutam ou lutaram pela liberdade de expressão, imprensa, direito a informação e a cidadania. Comentou os crimes e arbitrariedades dos EUA, porque criou o WikiLeaks e o motivo por estar refugiado na embaixada do Equador em Londres. Leia também a matéria publicada no jornal e no site da ABI, setembro de 2013, título: "ABI entrega medalhas aos defensores da liberdade de informação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.