sexta-feira, 12 de abril de 2019

HÁ 6 ANOS ASSANGE AGRADECEU APOIO E HOMENAGEM DA ABI, AGORA IRÁ PARA O CÁRCERE NOS EUA [VÍDEO]

DANIEL MAZOLA -


O jornalista e ciberativista Julian Assange - homenageado em setembro de 2013 por iniciativa da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa com a entrega da Medalha de Direitos Humanos da ABI, por serviços prestados a humanidade, ao direito de cidadania e ao direito humano da informação, juntamente com outras 5 personalidades: Edward Snowden, Glenn Greenwald, Bradley Manning, Aaron Swartz e Mordechai Vanunu - foi alvo de um mandado de prisão pela polícia britânica ontem (11) e retirado à força da missão diplomática equatoriana.

O principal porta-voz do WikiLeaks estava há sete anos sob asilo na embaixada do Equador em Londres, e logo após sua prisão liberou o acesso a todos os documentos de seu arquivo. São milhares de dados secretos de diversos governos, incluindo o Brasil.
Assange logo após ser preso na embaixada do Equador em Londres (Reprodução)
O Ruptly uma das subsidiárias da RT, canal de comunicação estatal russo registrou com exclusividade a prisão do australiano, obtendo grandes lucros com as imagens que estão rodando o mundo. Policiais londrinos entraram na embaixada após o presidente equatoriano, Lenín Moreno, suspender o asilo que concedia a ele, agora Julian Assange será extraditado e entregue a autoridades estadunidenses, o "tio san" agradeceu o serviço prestado pelo departamento de polícia da rainha e por Lenín Moreno.

A Tribuna da Imprensa Sindical repudia qualquer ação que tente sufocar a liberdade de expressão e imprensa, exigimos desde já liberdade para Julian Assange.

No vídeo de 7 minutos que segue abaixo, gravado em 2013, Assange agradeceu a Associação Brasileira de Imprensa-ABI pela coragem em homenagear seis personalidades que lutam ou lutaram pela liberdade de expressão, imprensa, direito a informação e a cidadania. Comentou os crimes e arbitrariedades dos EUA, porque criou o WikiLeaks e o motivo por estar refugiado na embaixada do Equador em Londres. Leia também a matéria publicada no jornal e no site da ABI, setembro de 2013, título: "ABI entrega medalhas aos defensores da liberdade de informação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.