quinta-feira, 9 de abril de 2015

CRISE: A ABI VAI ACABAR?

Por PEDRO ALVAREZ - Via Tribuna da Imprensa online - 



Soube que a nossa histórica e centenária ABI está sem controle. Os diretores mandam mais do que o presidente. Brigou com o Sindicato dos Jornalistas. Seu presidente “metido a estrela” só comparece duas vezes por semana. Os que se elegeram, prometeram e não cumpriram nada até agora. Tem mais funcionários do que associados. Seu prédio está em condições precárias. E por outra razão não tem renda e não consegue alugar seus andares porque está com eles penhorados. Não consegue sequer fazer sua Reunião do Conselho. Ela vai acabar? É o que comentam por aqui. Alguém precisa tomar sérias medidas ai no Rio de Janeiro.





###

NOTA DO EDITOR - O texto do leitor Pedro Alvarez foi enviado de Salvador (BA) para o e-mail do catedrático do jornalismo brasileiro, Helio Fernandes. A repercussão do artigo que escrevi ontem foi enorme, muitos leitores, associados da ABI, jornalistas e ativistas sociais ficaram revoltados com o descaso e solidários ao meu pedido de esclarecimento e providências ao diretor-presidente. Na próxima semana voltarei a tocar nesse tema de suma importância, aguardem os próximos capítulos, para os que ainda não leram segue o link: 






Continuem enviando e-mails com comentários sobre a estúpida crise da ABI, danielmazola@hotmail.com ou blogheliofernandes@gmail.com As  mensagens selecionadas serão postadas com o primeiro nome e a cidade do internauta. 
A transcrição da matéria que segue abaixo foi publicada em dezembro do ano passado pelo jornalista Gustavo Goulart (O Globo) e já indicava os rumos dessa tragédia. Detalhe: a apuração das informações foi feita durante a festa de posse da diretoria realizada no Clube Ginástico e não no magnífico 9º do edifício-sede da entidade. Inacreditável...

"Novo presidente da ABI assume em cerimônia com 200 pessoas. Jornalista Domingos Meirelles toma posse em meio a crise interna. 
Por Gustavo Goulart - 
Num clima pesado, marcado por denúncias e troca de acusações entre integrantes da entidade, o jornalista Domingos Meirelles assumiu nesta segunda-feira a presidência da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Em seu discurso de posse, ele prometeu mais empenho na condução da centenária organização de imprensa, fundada em 1908. Meirelles disse que era hora de unir esforços em prol da categoria e de "mudar a roupa usada", fazendo referência à necessidade de mudanças bruscas. 



- Há um desejo de mudança, o mesmo que perpassa os mais diferentes segmentos da sociedade brasileira - disse Meirelles. - Precisamos mudar as roupas usadas, que têm a forma do nosso corpo, e esquecer os mesmos caminhos que nos levam aos mesmos lugares.



Meirelles falou para uma plateia de 200 pessoas, entre elas o ministro da Comunicação Social, Thomas Traumann; o governador Luiz Fernando Pezão; e a presidente eleita do Tribunal de Justiça, Maria das Graças Cabral.



Nos bastidores da ABI, há uma crise em curso. Tudo teria começado com a demissão de Raul Azêdo, ex-assessor da presidência. Ele foi afastado pelo diretor de Administração da entidade, Orpheu Santos Salles, sob a alegação de que agiria com arrogância e teria conduta considerada duvidosa. A troca de acusações é tão vasta que inclui até o desaparecimento de um câmera fotográfica. Raul é sobrinho do ex-presidente da ABI Maurício Azêdo, morto em outubro do ano passado. Ele chegou à associação pelas mãos do sucessor de Azêdo, Tarcísio Holanda, em fevereiro deste ano.



Depois do afastamento de Raul Azêdo, há cerca de dez dias, um “e-mail” atribuído a ele esquentou ainda mais os ânimos na casa. Na mensagem enviada a vários integrantes da diretoria da ABI, há denúncias contra Orpheu e o diretor de Cultura, Jesus Chediak. No novo “round” de acusações, constam irregularidades em contrato de aluguel e em compra de equipamentos eletrônicos.



Azêdo não foi encontrado para comentar as supostas denúncias contidas no “e-mail” atribuído a ele. Orpheu, de 93 anos, que estava hoje no evento, disse que vai processar o ex-assessor:



- Ele vai responder por todas essas calúnias na Justiça.



Chediak afirmou que já contratou advogado para se defender das acusações.



- Ele estava desempregado, precisando de ajuda, e a presidência o contratou. Agora ele vem com essas denúncias e vai precisar provar cada uma delas - reagiu Chediak.



Num determinado momento da cerimônia, 80 membros da ABI subiram ao palco. O grupo não passou despercebido pelo governador Pezão. Em seu discurso, ele brincou:



- Poxa, 80 membros... Quero ver sair consenso entre todo mundo durante uma reunião."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.